Efeitos da suplementação com ômega-3 no tratamento ou prevenção da diabetes

A suplementação com ômega-3 pode exercer algum efeito positivo no tratamento ou prevenção da diabetes?

A diabetes é uma doença endócrina cujos fatores de risco são diversos, como inatividade física, alimentação inadequada e sedentarismo. Indivíduos com diabetes têm sua qualidade de vida piorada, visto que esta doença é porta de entrada para outras de maior gravidade, como doenças cardiovasculares e problemas renais. A prevalência de diabetes no Brasil é de aproximadamente 10%, sendo maior em mulheres, nos mais velhos e naqueles com baixa escolaridade. Além disso, pessoas com sobrepeso e obesidade têm maior prevalência da doença. Globalmente, estudos estimam que até 2045 aproximadamente 11% da população será diagnosticada com diabetes, o que representa mais de 700 milhões de pessoas com a doença. Os custos para tratamento são altos. Estima-se que mais de 2.2 trilhões de dólares serão gastos até 2030. Esse fato está relacionado a maior sobrevivência por parte de pessoas que têm diabetes em comparação ao passado, fazendo com que dependam do tratamento medicamentoso por mais tempo.

O omega-3 é um ácido graxo poli-insaturado essencial, nosso corpo não o produz, composto por ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosaexaenoico (DHA), presente, principalmente, em alimentos de origem marinha. Visto que poucos brasileiros consomem regularmente peixes ricos em omega-3 (salmão, truta, atum), sua suplementação é uma alternativa viável e com baixo custo.

Revisões antigas avaliaram a incidência de diabetes, sem resultados significativos. Em contrapartida, duas revisões prévias avaliaram os efeitos do omega-3 na resistência à insulina (mas não na glicemia e hemoglobina glicada) e os resultados foram controversos. Diante disso, em nossa recente meta-análise, publicada na revista Critical Review in Food Science and Nutrition, uma das mais conceituadas no mundo na área de nutrição, objetivamos avaliar os efeitos da suplementação com ômega-3 na diabetes e em parâmetros como glicemia de jejum, resistência à insulina e hemoglobina glicada.

A busca pelos artigos foi realizada nas principais bases de dados (Pubmed, Lilacs, Scielo, Web of Science e Scopus). Encontramos 30 estudos publicados sobre o tema, dos quais 20 (quase 70%) encontraram benefícios da suplementação com ômega-3 na diabetes. Na análise para glicemia de jejum, nossos resultados demonstram uma redução de aproximadamente 0.48 mg/dl nos indivíduos que suplementaram com omega-3. Os resultados para resistência à insulina também foram significativos e demonstraram uma redução de 0.61 em comparação ao grupo controle. As análises para hemoglobina glicada não demonstraram diferenças significativas entre os grupos.

Esta foi a primeira revisão e meta-análise que avaliou parâmetros como glicemia de jejum e hemoglobina glicada. Com isso, espera-se que novos estudos sejam conduzidos, visto o potencial encontrado no presente estudo. Ademais, os resultados precisam ser interpretados com cautela e a suplementação com ômega-3 deve ser utilizada como um adicional no tratamento ou prevenção da diabetes, e não como tratamento principal. Além disso, o ômega-3 é um suplemento conhecido por outros benefícios relacionados à saúde, como aumento do colesterol bom (HDL), diminuição de sintomas depressivos, fator de prevenção em alguns tipos de câncer, melhora em articulações e fator de proteção na doença de Alzheimer.

O ômega-3 é um suplemento seguro e que, normalmente, oferece poucos ou nenhum efeito colateral. Alguns estudos sugerem que doses acima de cinco gramas por dia podem causar desconforto abdominal, náuseas e gases. Porém, a maioria dos estudos encontrados utilizou doses abaixo de cinco gramas. Em geral, aproximadamente duas gramas de ômega-3 por dia já são suficientes para atingir benefícios à saúde. O melhor momento para consumi-lo parece ser após refeições grandes, como almoço ou jantar.

Link para acessar nosso artigo: https://doi.org/10.1080/10408398.2021.1875977

Referências: Delpino FM, Figueiredo LM, da Silva BGC, da Silva TG, Mintem GC, Bielemann RM, Gigante DP. Omega-3 supplementation and diabetes: A systematic review and meta-analysis. Crit Rev Food Sci Nutr. 2021 Jan 22:1-14. doi: 10.1080/10408398.2021.1875977. Epub ahead of print. PMID: 33480268.