O que são antioxidantes?

O que são antioxidantes?

Antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Mas afinal, o que são radicais livres? São moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do nosso metabolismo. Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. 
Dentre os principais antioxidantes, eu costumo indicar alho e cebola na dieta dos meus pacientes. O alho possui um teor considerável de selênio agindo como antioxidante e aliina que apresenta ação hipotensora e hipoglicemiante. Já a cebola, é rica em flavonóide quercetina, que apresenta propriedade relacionada à saúde devido ao alto poder antioxidante.

Fonte: DOS SANTOS, Alessandro Carvalho Alves et al. Potencial antioxidante de antocianinas em fontes alimentares: revisão sistemática. Revista Interdisciplinar, v. 7, n. 3, p. 149-156, 2014;


DE SOUZA RIBEIRO, Nadjanayra; WERNECK, Letícia César; SILVA, Sabrina Corrêa. Pesquisa de mercado no município de Muriaé (MG) sobre o conhecimento do consumidor a respeito de alimentos funcionais. Revista científica da faminas, v. 5, n. 1, 2016.

Deixe um comentário