No organismo humano o resveratrol traz benefícios ligados ao coração, como a hipoagregação de plaquetas e a inibição da peroxidação de lipoproteínas de baixa densidade. Outros importantes benefícios também estão sendo estudados, comprovando o seu poder anticancerígeno pelo aumento da apoptose e detenção da multiplicação celular, inibindo a proliferação de células epiteliais malígnas da mama, células do câncer de próstata e tumor do cólon.
Portanto, consumir vinho pode ser uma boa estratégia para manutenção da saúde, desde que consumido em pequenas quantidades e associado a praticas alimentares saudáveis. A grande maioria dos estudos associa o consumo moderado de álcool a benefícios à saúde, é claro que o contexto deve ser avaliado, principalmente quanto ao fato de muitas pessoas serem compulsivas e acabarem consumindo uma quantidade maior de álcool, nesse caso o mesmo torna-se maléfico ao nosso organismo. Em resumo, o álcool em pequenas quantidades pode ser benéfico à saúde, e em quantidades grandes faz mal.
Freitas, A. A., Detoni, A. M., Clemente, E., & Oliveira, C. C. (2010). Determinação de resveratrol e características químicas em sucos de uvas produzidas em sistemas orgânico e convencional. Revista Ceres, 57(1), 1-5.