Revisão sobre os possíveis benefícios do óleo de coco

Revisão sobre os possíveis benefícios do óleo de coco

O óleo de coco, muito em alta nos últimos tempos, é um óleo comestível extraído a partir de cocos maduros e colhidos da palma do coco. Existem dois tipos principais de óleo de coco: óleo de copra e óleo de coco virgem, ambos têm perfis semelhantes em relação aos ácidos graxos, no entanto o óleo de coco virgem contem maiores quantidades de alguns nutrientes (como vitamina E), e maiores quantidades de polifenóis. Esses atributos tornam o óleo de coco virgem o mais consumido.

O ácido láurico é o principal ácido graxo do óleo de coco, sendo atribuído a diversos benefícios à saúde humana. Portanto, em estudo de revisão narrativa, os pesquisadores compararam diversos estudos com intuito de analisar os possíveis benefícios do óleo de coco.

Doença de Alzheimer: até o momento, não existem estudos em seres humanos (clínicos ou observacionais) que avaliaram os possíveis efeitos potenciais do consumo de óleo de coco em relação à prevenção ou tratamento da doença de Alzheimer. Portanto, quem fala que óleo de coco pode ajudar a tratar ou prevenir Alzheimer, está falando algo sem comprovação científica.

Em relação à saúde óssea, até o presente momento não existem estudos avaliando os potenciais benefícios do consumo de óleo de coco sobre a saúde óssea ou osteoporose.

Proteção cardiovascular: talvez, o ‘’benefício’’ mais propagado do óleo de coco seja quanto as doenças cardiovasculares. Em animais ou em vitro, o consumo de óleo de coco está associado a um aumento do HDL (colesterol bom). Já em seres humanos, a história é diferente, em estudos observacionais não houveram benefícios comprovados do consumo de óleo de coco, pelo contrário, alguns estudos mostraram maiores taxas de colesterol total, colesterol LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos em pessoas que consumiam grandes quantidades de óleo de coco.

Cáries dentárias: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados mostrou possíveis benefícios em relação ao óleo de coco e a higiene dental, mas a maioria desses estudos foram de curto prazo.

Saúde do cabelo: em dois estudos que avaliaram o possível efeito do óleo de coco em relação a saúde do cabelo, os resultados foram positivos, o óleo de coco mostrou-se eficaz na redução da perda de proteína para o cabelo danificado e não danificado. Os autores sugerem que o ácido láurico tem maior afinidade para proteínas do cabelo e tem capacidade de penetrar no interior da haste do cabelo.

Saúde da pele: estudos que avaliaram o consumo de óleo de coco em relação à saúde da pele mostraram possíveis benefícios. Em pessoas com dermatite atópica, o consumo de óleo de coco promoveu um efeito antibacteriano que diminuiu significativamente a gravidade dos sintomas.

Perda de peso: em estudo randomizado controlado, com mulheres adultas com excesso de gordura corporal, foram avaliados os efeitos agudos do consumo de óleo de coco virgem em comparação ao consumo de azeite extra virgem, e não foram encontrados efeitos sobre o gasto de energia, taxa de oxidação de gordura ou a termogênese induzida por dieta, após 240 minutos. Em um ensaio clínico controlado com pacientes indianos, 200 pessoas, instruídos a cozinhar com óleo de coco ou não, não houveram diferenças significativas em relação ao IMC, percentual de gordura corporal ou circunferência da cintura, esse estudo teve duração de dois anos. Em relação ao efeito termogênico do óleo de coco, houve um possível aumento do gasto energético, porém sem diferença estatisticamente significativa.

O que se pode tirar dessa revisão é que o óleo de coco possui alguns benefícios em relação a tratamento da pele, prevenção de cárie dentária e saúde dos cabelos. Até o momento, as evidências atuais não mostram benefícios do consumo de óleo de coco em relação à doença de Alzheimer, saúde óssea e controle glicêmico.  As evidências para perda de peso e proteção contra doenças cardiovasculares são escassas, ficando claro a necessidade de mais estudos para comprovarem esses possíveis benefícios.

Fonte: Taylor C. Wallace (2018): Health Effects of Coconut Oil—A Narrative Review of Current Evidence, Journal of the American College of Nutrition

Deixe um comentário