Azeite de oliva extra virgem é capaz de ajudar a prevenir o Alzheimer?

Azeite de oliva extra virgem é capaz de ajudar a prevenir o Alzheimer?

Além de seus diversos benefícios à saúde, o azeite de oliva extra virgem pode ajudar a prevenir o Alzheimer.

O azeite de oliva teve sua primeira produção na Grécia por volta dos anos 1500 a.C. Existem várias categorias de azeite virgem, dentre elas o azeite extra virgem possuí sabor e aroma perfeitos e uma acidez máxima de 1%. Ele é obtido a partir do fruto da oliveira sob condições térmicas, prensado a frio. O azeite de oliva, muito comum em dietas mediterrâneas, vem sendo estudo a bastante tempo. Seu consumo é associado a diversos benefícios a saúde, como proteção cardiovascular, menor ocorrência de obesidade, dentre outros…

Em relação ao Alzheimer, é uma doença neurodegenerativa progressiva, que se manifesta apresentando redução da memoria de curto prazo e outros sintomas neuropsiquiátricos, que tendem a se agravar ao longo do tempo. Normalmente o Alzheimer acomete indivíduos mais velhos, e está ligado a fatores genéticos.

Em uma meta-análise, os pesquisadores investigaram os efeitos relacionados ao consumo de azeite de oliva extra virgem e demência (Alzheimer), e os resultados foram animadores. Dentre os resultados, destacam-se os encontrados por DINU et al., que encontraram associação entre o consumo de azeite extra virgem e diminuição de doenças neurodegenerativas. Além disso, SCARMEASet al., em um estudo observacional, mostraram que a maior adesão à dieta mediterrânea (alto consumo de azeite) estava associada a um risco significativamente menor de desenvolvimento de Alzheimer. Em outros estudos de coorte (longitudinais), os pesquisadores encontraram efeitos benéficos relacionados ao consumo de azeite de oliva, onde uma maior adesão à dieta rica em azeite reduziu o risco de Alzheimer significativamente (p = 0,007).

Como podemos ver, o azeite extra virgem é capaz de promover um efeito contra o aparecimento de Alzheimer. Além disso, a maioria dos estudos encontraram benefícios quando o azeite foi consumido junto à dieta mediterrânea. Então, provavelmente, seus benefícios sejam melhores se associados ao maior consumo de grãos integrais, peixes e menor consumo de gordura saturada.

Fonte:

  1. Ministério da Saúde
  2. ROMÁN et al., Extra-virgin olive oil for potential prevention of Alzheimer disease. Revue Neurologique, 2019.

Deixe um comentário