Tribulus terrestris não tem eficácia na função hormonal e aumento de massa muscular

Tribulus terrestris não tem eficácia na função hormonal e aumento de massa muscular

Fala-se muito da eficácia do tribulus terrestris (TT) quanto aos benefícios hormonais, como aumento de testosterona endógena, e benefícios no ganho de massa muscular, porém, a maioria dos estudos não mostram esses resultados.

Tribulus terrestris é uma erva daninha nativa de regiões quentes, temperadas e tropicais do Velho Mundo, como o sul da Europa e sul da Ásia, além de ao longo da África e da Austrália.

Quanto aos possíveis benefícios dessa ‘’milagrosa’’ erva em aumento de massa magra: estudo avaliou a composição corporal e desempenho em um treinamento de resistência, foram avaliados 15 homens, aleatoriamente distribuídos, onde alguns suplementaram TT com 3,21 mg/Kg/dia e os outros suplementaram placebo, os resultados foram desanimadores, o grupo que suplementou TT não melhorou sua composição corporal ou desempenho físico em relação ao grupo placebo.

Associação entre aumento de testosterona e suplementação com Tribulus terrestris: em estudo realizado com 21 jovens (idade entre 20-36 anos), separados aleatoriamente com baixa dose e alta dose de TT, o estudo não mostrou diferenças significativas sobre o grupo que consumiu altas doses em relação ao grupo que consumiu baixas doses.

Esses são apenas dois dos inúmeros estudos que existem na literatura sobre a suplementação de Tribulus terrestris, a grande maioria deles tem resultados semelhantes a esses dois estudos, ou seja, não mostram benefícios.

Por fim, o tribulus é mais um suplemento ‘’milagroso’’, que quando testado seus benefícios caem por água abaixo…

Fonte: Falcão, L. E. M. Controvérsias sobre a eficácia do tribulus terrestris na função hormonal e aumento de massa muscular, 2015.

Deixe um comentário