Consumir vegetais pode ajudar na perda de peso. É sabido que para perder peso o mais importante é o déficit calórico, ou seja, comer menos calorias em relação ao gasto energético diário. Mas, além disso, vários fatores influenciam na perda de peso e manutenção a longo prazo. Perder uma grande quantidade de peso em pouco tempo é fácil, porém a longo prazo fica difícil manter essa perda, principalmente se foram usadas estratégias radicais no começo do emagrecimento. A maioria dos estudos mostram que em dietas radicais, o reganho de peso é comum depois de um tempo, em alguns casos os indivíduos ganham mais peso do que perderam, engordando ainda mais.
Uma dieta balanceada e sem restrições parece ser a melhor estratégia para perda de peso, sobretudo a longo prazo, nisso está incluso o consumo regular de frutas e vegetais. Pensando nisso, em um estudo de revisão, os autores objetivaram examinar as evidências se um maior consumo de vegetais resultaria em maior perda de peso em adultos com excesso de peso, em comparação com a ingestão mais baixa. Trata-se de uma revisão na base de dados Pubmed, que incluíssem apenas indivíduos adultos com sobrepeso, foram incluídos estudos a partir de 1988 até o ano de 2011.
Quanto aos resultados, foram encontrados estudos em oito países diferentes e a amostra dos indivíduos variou de 49 a 2000 indivíduos. Após exclusão dos estudos que não se enquadravam nos critérios de inclusão, 16 estudos foram avaliados, sendo que cinco encontraram resultados positivos quanto ao maior consumo de vegetais em comparação ao grupo que consumia menos, nove não encontraram diferenças significativas e um estudo encontrou um ganho de peso maior no grupo que consumia mais vegetais. Outro estudo de coorte demonstrou uma associação entre o aumento do consumo de vegetais com a maior perda de peso entre os indivíduos. Essas variações podem ser explicadas devido ao fato das amostras sem heterogenias e, além disso, a maioria dos estudos usaram quantidades diferentes de vegetais, sem controlar a dieta dos indivíduos. Outro fator que influenciou nos resultados foi quanto ao tempo de acompanhamento, alguns estudos acompanharam os indivíduos por poucas semanas enquanto outros estudos acompanharam por alguns anos. Tudo isso leva a diferenças significativas entre os resultados dos estudos.
Os estudos que avaliaram os indivíduos por um curto período de tempo, entre três e 12 meses, tiveram um maior controle sobre a ingestão alimentar dos mesmos, levando a resultados mais sólidos, que por sua vez demonstraram efeitos benéficos do consumo de vegetais. Os estudos que não controlaram as dietas dos indivíduos não mostraram diferenças na perda de peso, isso torna-se óbvio, pois como falado no início desse artigo, para perder peso é necessário déficit calórico. Não adianta consumir grandes quantidades de vegetais, se no final das contas o balanço energético for positivo não haverá perda de peso.
Em conclusão, esta revisão encontrou evidências em que um maior consumo de vegetais, aliados a uma dieta saudável, pode ser benéfico para a perda de peso em adultos com excesso de peso.
É claro que existem diferenças entre os estudos avaliados, mas o que se pode tirar disso é que a maioria dos estudos mostrou maior perda de peso nos indivíduos que consomem maiores quantidades de vegetais em comparação aos que consomem menos. Portanto, além dos diversos benefícios que os vegetais causam à saúde, o consumo dos mesmos ainda pode ajudar na perda de peso. O consumo de vegetais é um dos pilares de uma dieta saudável. Não há motivos para controlar a ingestão de vegetais, sendo que a maioria pode ser consumida em grandes quantidades, pois possuem uma quantidade muito baixa de calorias. Existem estudos semelhantes que comparam a perda de peso com o consumo de frutas, e os resultados são parecidos, um maior consumo de frutas e vegetais (aliado a uma dieta saudável) promove maior perda de peso em comparação a indivíduos que consomem menos frutas.
Fonte: Tapsell, L. C., Dunning, A., Warensjo, E., Lyons-Wall, P., & Dehlsen, K. (2014). Effects of Vegetable Consumption on Weight Loss: A Review of the Evidence with Implications for Design of Randomized Controlled Trials. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 54(12), 1529–1538.