Consumo de bebidas artificialmente adoçadas, bebidas açucaradas e suco de frutas na incidência de diabetes tipo 2

Consumo de bebidas artificialmente adoçadas, bebidas açucaradas e suco de frutas na incidência de diabetes tipo 2

Qual a relação entre o consumo de bebidas artificialmente adoçadas, bebidas açucaradas e suco de frutas na incidência de diabetes tipo 2?

A diabetes é uma doença que ocorre por diversos fatores, sendo a maioria deles relacionados ao estilo de vida. Dentre eles, destacam-se a inatividade física, baixo consumo de frutas e vegetais, alimentação inadequada e sedentarismo. Esta doença é caracterizada por piorar a qualidade de vida do indivíduo, além de ser porta de entrada para outras doenças mais graves, como doenças renais e problemas cardiovasculares. Nesta postagem, trago evidências de uma revisão sistemática na qual o objetivo foi examinar as possíveis associações entre o consumo de bebidas adoçadas com açúcar, bebidas adoçadas artificialmente e suco de frutas com a incidência de diabetes tipo 2 antes e depois do ajuste para adiposidade e estimar a fração atribuível populacional para diabetes tipo 2 a partir do consumo de bebidas adoçadas com açúcar nos Estados Unidos Estados Unidos e Reino Unido. Este é um estudo de revisão sistemática com meta-análise que foi publicado no ano de 2015. Apenas estudos longitudinais foram incluídos, para que fosse possível avaliar a incidência de diabetes tipo 2, ou seja, a ocorrência de novos casos da doença.

O consumo elevado de bebidas açucaradas foi associado com um aumento de 18% na incidência de diabetes tipo 2, antes do ajustamento para adiposidade. Após ajuste para adiposidade, o aumento na incidência de diabetes tipo 2 foi de 13%. Quanto ao consumo de bebidas artificialmente adoçadas, o elevado consumo dessas bebidas foi associado com um aumento de 25% na incidência de diabetes tipo 2, quando ajustado para adiposidade o aumento foi de 8% na incidência. O consumo de suco de frutas, após ajuste para adiposidade, aumentou em 7% a incidência de diabetes, tendo o menor aumento comparado às bebidas açucaradas e artificialmente adoçadas.

Os resultados demonstraram que as 3 bebidas tiveram associação com a incidência de diabetes tipo 2. Como esperado, as bebidas açucaradas tiveram as maiores incidências, seguido pelas bebidas artificialmente adoçadas e, por último, o suco de frutas.

O estudo deixa claro que há diversas limitações e os resultados devem ser interpretados com cautela. Obviamente, consumir refrigerantes esporadicamente não irá causar diabetes tipo 2, porém, seu uso habitual deve ser evitado, pois seu conteúdo é composto por açúcar e nada mais. Outro fato interessante, foi que as bebidas artificialmente adoçadas (refrigerantes zero calorias e outros tipos de bebidas artificialmente adoçadas) foram responsáveis por mais incidência de diabetes que o próprio suco de frutas (que possui calorias). Nesse sentido, fica evidente que, dentre as três opções, o suco de frutas é a melhor delas.

Importante ressaltar que, tanto o consumo de frutas como o de suco de frutas estão associados a hábitos alimentares mais saudáveis e melhores condições de saúde. Ou seja, consumir regularmente frutas pode te ajudar a melhorar sua saúde, prevenir diabetes e outras doenças crônicas, além de ser uma excelente opção para lanches e sobremesa. Se preferir consumir suco de frutas, ao invés da fruta inteira, é interessante adicionar o bagaço da fruta para que se tenha mais quantidade de frutas, pois o principal componente relacionado à incidência de diabetes nessas bebidas está relacionado ao baixo teor de frutas que elas têm.

Por fim, o consumo de bebidas zero calorias não é uma boa opção, pois como visto, apesar de não possuírem calorias, estas bebidas estão associadas à incidência de diabetes tipo 2. Além disso, alguns estudos associam o consumo dessas bebidas com a incidência de obesidade, estando associado ao aumento da vontade de consumir doces.

Referências:

Imamura F, O’Connor L, Ye Z, et al. Consumption of sugar sweetened beverages, artificially sweetened beverages, and fruit juice and incidence of type 2 diabetes: systematic review, meta-analysis, and estimation of population attributable fraction. BMJ. 2015;351:h3576. Published 2015 Jul 21. doi:10.1136/bmj.h3576

Deixe um comentário