Seria possível o consumo de iogurte ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2?
O diabetes tipo 2 (resistência à insulina) é uma doença multifatorial, sendo os fatores genéticos e de estilo de vida (inatividade física e alimentação inadequada) os principais causadores dessa doença. A sua prevalência aumentou muito nos últimos anos e esta ligada diretamente à obesidade. É sabido que o iogurte exerce diversos benefícios à saúde, mas, em geral, esses benefícios ocorrem apenas com iogurte natural (os que possuem 2 ingredientes). Em estudo de revisão narrativa, os autores fizeram uma revisão acerca de estudos observacionais que avaliassem o consumo de produtos lácteos e diabetes tipo 2, como foco principal na ingestão de iogurte.
Em relação aos resultados, vários estudos foram incluídos nessa revisão, sendo que a maioria deles encontrou associação inversa entre o consumo de iogurte e ocorrência de diabetes tipo 2, além de outros estudos que sugeriram que o consumo de iogurte desempenha um papel na prevenção de diabetes.
Em outra meta-análise baseada em 12 estudos prospectivos, que incluíram mais de 438 mil indivíduos e 36 mil casos de diabetes, os pesquisadores encontraram uma associação inversa não linear, mostrando que as pessoas que consumiam entre 80 e 125 gramas de iogurte por dia tinham 14% menos prevalência de diabetes em relação aos indivíduos que não consumiam iogurte. Em outra meta-análise, os pesquisadores observaram associação inversa linear estatisticamente significativa, onde as pessoas que consumiam entre 80 e 140 gramas de iogurte por dia tiveram menor risco de desenvolverem diabetes, e esse risco foi reduzido em até 17% nos indivíduos que consumiam 140 gramas. Nessas duas meta-análises, não houve maior redução no risco de diabetes tipo 2 entre os que consumiam mais de 140 gramas de iogurte por dia, portanto entre 80 e 140 gramas por dia parece ser suficiente para prevenção de diabetes tipo 2.
A maioria desses estudos foram feitos com pessoas saudáveis, dessa maneira esses resultados não podem ser generalizados para todos, pois até o momento não têm estudos que associem o consumo de iogurte como tratamento para diabetes tipo 2. Apenas um estudo foi realizado com pessoas que possuíam risco cardiovascular, nesse as pessoas que consumiam quantidades maiores de iogurte tiveram um risco 40% menor de incidência de diabetes tipo 2, sugerindo que o iogurte pode trazer benefícios em pessoas com fatores de risco cardiovascular.
Em relação aos tipos de iogurte natural (com gordura ou desnatado), não houve muita diferença entre os tipos de iogurte, sendo assim fica a critério de quem for consumir o iogurte a escolha quanto ao tipo, é claro que isso deve ser considerado em relação ao contexto da dieta, pois o iogurte com gordura possui o dobro de calorias do que o iogurte desnatado.
Em relação aos possíveis mecanismos envolvidos, os autores sugerem dois possíveis mecanismos: 1) o consumo de laticínios pode ter efeitos diretos na saciedade, levando o indivíduo a consumir menos calorias. 2) o consumo de iogurte pode afetar diretamente a sensibilidade à insulina ou secreção do pâncreas.
Como conclusão, a revisão mostra que o consumo de iogurte pode proteger contra o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Para potencializar esses resultados, o ideal é aliar esse consumo de iogurte a uma dieta balanceada juntamente com a prática regular de atividade física. Na hora de escolher o iogurte, o mais importante é escolher um que tenha apenas 2 ingredientes (leite normal ou desnatado e fermento lácteo), pois os iogurtes com sabores são ricos em açúcar. Como vimos, um único pote de iogurte por dia parece ser suficiente para exercer esses benefícios à saúde.
Fonte: Jordi Salas-Salvadó, Marta Guasch-Ferré, Andrés Díaz-López, Nancy Babio, Yogurt and Diabetes: Overview of Recent Observational Studies, The Journal of Nutrition, Volume 147, Issue 7, July 2017, Pages 1452S–1461S.