Os efeitos do chá verde para perda e manutenção de peso

Os efeitos do chá verde para perda e manutenção de peso

Em estudo de revisão sistemática, os autores fizeram uma revisão de ensaios clínicos controlados randomizados, com objetivo de identificar os efeitos e a segurança do chá verde para perda e manutenção de peso.

O chá verde é feito das folhas secas e não fermentadas da planta Camellia sinensis, sendo um produto natural que é consumido há séculos. Nos últimos tempos, o chá verde ganhou destaque na mídia, como um produto natural capaz de promover alguns benefícios como perda de peso e prevenção de câncer, embora suas evidências sejam escassas ou nem existam…

Inicialmente foram encontrados 752 estudos, após exclusão das duplicatas, sendo 18 estudos incluídos na revisão. Nove estudos foram realizados no Japão, quatro na Holanda, um na Austrália, um na China, um em Taiwan, um na Tailândia e um nos Estados Unidos. Dez estudos foram realizados com ambos os sexos, cinco apenas com mulheres e três apenas com homens. No total, 2076 participantes foram avaliados nesses 18 estudos, sendo 1945 indivíduos finalizando seu respectivo estudo. Todos estudos compararam alguma forma de intervenção do chá verde a um controle, sendo que todos incluíram um placebo.

Quanto ao peso corporal, cinco dos seis estudos (realizados fora do Japão) mostraram que as preparações com chá verde produziram uma pequena perda de peso, mas essa perda não foi estatisticamente significativa. Apenas um estudo fora do Japão mostrou diferença estatisticamente significativa na perda de peso.

 Dos oito estudos realizados no Japão, cinco mostraram resultados estatisticamente significativos, porém esses estudos tinham alguns vieses como as amostras que eram heterogêneas.

Se avaliarmos apenas os melhores estudos (sem riscos de viés), a perda de peso encontrada entre os indivíduos é pequena ou quase zero. Quando analisamos todos estudos, houve uma pequena diferença na perda de peso entre os indivíduos que tomaram chá verde comparado ao grupo placebo.

Tendo em vista esses resultados, as catequinas e a cafeína (presentes no chá verde) podem ajudar na perda de peso, porém essa ajuda é muito pouca.

Em relação ao IMC, os estudos que avaliaram o consumo de chá verde relacionado à diminuição do índice de massa corporal (IMC), não encontraram resultados estatisticamente significativos.

Quanto à circunferência da cintura, cinco estudos avaliaram esse índice comparando os grupos. Os resultados foram decepcionantes, não houve diferença estatisticamente significativa na perda de circunferência da cintura.

Em relação à manutenção de peso, dois estudos mediram a capacidade do chá verde na manutenção da perda de peso, sendo que esses estudos encontraram um pequeno efeito benéfico, mas esse efeito não foi estatisticamente significativo no peso e IMC.

Resumindo os principais resultados, em geral, o chá verde ajuda um pouco a perder peso (muito pouco). Quanto ao IMC, circunferência da cintura e manutenção de peso, o chá verde parece não exercer efeito significativo.

Pode ser visto que o chá verde é capaz de ajudar um pouco na perda de peso, mas esses resultados são muito pequenos, sendo apenas encontrados nos estudos no Japão (com exceção de um estudo fora do Japão). Isso pode ser explicado pelo fato dos japoneses (asiáticos) terem diferenças genéticas em relação às pessoas não asiáticas.

Quanto aos efeitos adversos do consumo de chá verde, alguns estudos relataram um pequeno aumento na pressão arterial e constipação em alguns indivíduos.

 Assim como o consumo isolado de cafeína, os efeitos do chá verde para perda de peso são muito pequenos, sendo que não há necessidade de ser consumido, pois o seu gosto não costuma ser agradável para a maioria das pessoas. Como sempre, fica evidente que o mais importante para perder peso é a alimentação adequada aliada à prática de exercícios físicos, sendo esses os determinantes principais.

Por fim, para quem pretende consumir chá verde, o ideal é comprar a planta e fazer o chá, evitando o consumo de bebidas que contenham chá verde, pois essas bebidas normalmente são industrializadas sendo que muitas contém açúcar ou adoçantes artificias.

Fonte: Jurgens  TM, Whelan  AM, Killian  L, Doucette  S, Kirk  S, Foy  E. Green tea for weight loss and weight maintenance in overweight or obese adults. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012, Issue 12. Art. No.: CD008650. 

Deixe um comentário